Contratado pelo QI, promovido pelo QE

Seu QI é o que faz você entrar no elevador, mas o que te faz subir é o QE. Por que será? Esse texto explica o porquê.

Veja o gráfico abaixo. Esse é o resultado da ferramenta de Inteligência Emocional que usamos na Gema-TW para desenvolver nossos clientes.

Os cinco aspectos da Inteligência Emocional: autoconsciência, autorregulação, motivação, consciência social e regulação social representam o conceito que Daniel Goleman popularizou há mais de 25 anos atrás no livro Inteligência Emocional.

Mas, Inteligência Emocional continua sendo uma expressão sofisticada. Isso porque a grande maioria não consegue defini-la de forma simples ou tem dificuldade de ver sua aplicação no dia-a-dia.

De qualquer maneira, o importante é dominar sua prática muito mais do que saber conceitualizá-la.

Há duas práticas para você desenvolver a sua Inteligência Emocional, cada uma relacionada a uma paleta de cores no gráfico acima.

Laranja

Saia do piloto automático

De 40 a 80% das nossas ações são feitas no piloto automático. Quer uma prova?

Para aquelas pessoas que dirigem a muito tempo, experimente lembrar cada uma das ações que você tomou para conduzir seu carro de um local para outro.

Você não vai lembrar da maioria delas pelo simples fato de seu cérebro não estar prestando atenção, apesar de realizar cada ação com extrema competência.

Isso não é por acaso. É a forma de nosso cérebro economizar energia enquanto trabalha.

Mas, esse piloto automático nos coloca em sérios apuros em matéria de Inteligência Emocional.

Você fica monotemático para uma variedade de situações que pedem respostas diferentes, especialmente aquelas de alta carga emocional.

Uns gritam ao menor sinal de desatenção dos filhos durante aulas online.

Outros calam e fervem por dentro diante de uma “sétima” alteração pedida pelo chefe na apresentação que começa em menos de 5 min.

Como sair do piloto automático?

Não se frustrem com a simplicidade da resposta.

Pare, respire antes de reagir. Pergunte-se qual é o seu objetivo na situação em questão.

O efeito dessa pergunta é o de acionar o córtex pré-frontal, a parte do cérebro responsável pelas nossas decisões.

E dê o nome à emoção que você está sentindo. Isso aumenta significativamente a sua capacidade de gerenciá-la e encontrar a resposta mais inteligente (emocionalmente falando) que pede a situação em questão.

Roxo

Pratique escuta ativa e empatia.

Todos já escutaram a seguinte pergunta de alguém com mais idade na própria família: Por que você tem 2 ouvidos e 1 boca?

A verdade é que escutamos mal porque não “calamos” o cérebro quando alguém fala conosco.

Na maioria das vezes, estamos ocupados pensando no que responder enquanto a outra pessoa fala. Sabe o que isso provoca? Ansiedade!

Por outro lado, se paramos e oferecemos para o nosso interlocutor a nossa atenção completa, sem julgamento e desvinculada de qualquer expectativa, o resultado é curiosidade.

Escutamos melhor porque estamos interessados.

A conexão com a outra pessoa aumenta.

Que diferença faz isso? Imagina se o seu trabalho depende da motivação dessa outra pessoa. Que efeito terá sobre ela se sentir plenamente escutada e compreendida?

Outra aliada sua é a Empatia, a habilidade de conseguir colocar-se no lugar do outro e imaginar o que está se passando com ele(a).

Essa não é uma prática simples por questões fisiológicas.

A primeira reação de nosso cérebro diante da dor, da dificuldade, da adversidade é resistir, se afastar.

Se fazemos isso quando o alvo somos nós mesmos, imaginem quando é o outro que traz a dor, a dificuldade para nossa atenção.

A nossa resposta inconsciente é resistir, fingir que não entendemos o que a pessoa está sentindo, manter a conversa racional, abreviar ao máximo o contato.

Qual será o efeito sobre a outra pessoa na sua frente? Ela se sente invisível, não merecedora de sua atenção.

Qual será sua disposição em colaborar com você diante deste comportamento?

Aqui a solução para o treino da Empatia vem do próprio funcionamento do nosso cérebro.

Use a imaginação para compreender o que a outra pessoa está passando. Seja criativo e conecte o pensamento que vem a sua mente à resposta que a emoção gera no corpo. Isso fará com que na próxima vez que conversar com ela escute com mais empatia.

Sabe qual é o efeito combinado da escuta ativa com empatia? Quanto mais praticamos, mais experimentamos uma sensação emocional favorável que vem da interação social positiva.

Para ser mais específico, recebemos uma boa dose de dopamina, endorfina, oxitocina e serotonina que nos fazem querer ser empáticos e oferecer nossa atenção completa, sem julgamentos, desvinculada de qualquer expectativa.

Naturalmente!

Quer continuar subindo no elevador?

Saia do piloto automático. Pratique escuta ativa e empatia.